Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Os filmes da minha vida (16)

Pedro Correia, 22.09.10

images.jpg

 

O CAÇADOR:

A VIDA NÃO É UMA ROLETA RUSSA

 

Poucos filmes foram tão mal acolhidos, logo após a estreia, como esta densa e singular obra de Michael Cimino. A actriz Jane Fonda, então epígono da esquerda radical chique de Hollywood, apressou-se a contestá-la na praça pública, ainda antes de a ver, dando o mote a legiões de críticos que a vergastaram pelo seu suposto «reaccionarismo» e pela defesa intransigente da participação norte-americana na guerra do Vietname. Caso notável de miopia generalizada nesse final da década de 70. Miopia estética e política, exacerbada meses após a estreia, quando O Caçador recebeu o Óscar de melhor filme e ao jovem Cimino era entregue a estatueta de melhor realizador. Não faltou sequer quem lhe chamasse fascista.

Raras películas foram igualmente tão reavaliadas como esta - prova evidente de que também no cinema as aparências iludem.

The Deer Hunter é um filme que nos fala de valores em desuso - a coragem, o companheirismo, o esforço, a amizade, a abnegação, a integridade - em tom de envolvente cumplicidade, sem sequer um fio de retórica, enquanto nos apresenta uma comunidade operária de origem eslava na vila de Clairton, Pensilvânia. É uma viagem à América profunda - à que produz riqueza e se integra num vasto esforço colectivo a partir de uma pequena comunidade. Não a América protestante de raiz anglo-saxónica, mas os verdadeiros Estados Unidos da América, nação enriquecida pela presença de imigrantes com o seu mosaico de crenças e culturas.

 

py7gy8.jpg

Poucos filmes como este nos mostraram de forma tão impressiva e convincente o quotidiano da classe trabalhadora. O Caçador foi também a película que melhor soube mostrar - apenas três anos após a partida dos marines da Indochina - o absurdo da guerra do Vietname, bem ilustrado na metáfora da roleta russa, como corpo estranho e adverso ao incomparável sonho americano. Mike, Nick e Steven, os três amigos de infância que para lá partiram aureolados de heróis, regressam de modo muito diferente: a guerra marcou cada um deles de forma irremediável.

Aqui nada acontece por acaso: as nuvens que formam um determinado desenho no céu indicam que o tempo está propício para caçadas, segundo a ancestral sabedoria índia, e as gotas de vinho derramadas no vestido da noiva constituem um sinal de tragédia iminente que o desenrolar da acção naturalmente confirma.

Também não é por acaso que Mike Vronsky (interpretação prodigiosa de Robert de Niro) recusa ser recebido com uma festa de homenagem. E já nem consegue sequer alvejar o veado que vê no seu ponto de mira: no momento do disparo, o caçador lembra os amigos que foram caçados no Vietname e sente-se mais humano que nunca, incapaz de matar um animal.

«Alguma vez pensaste que a vida daria estas voltas?», pergunta Linda (Meryl Streep) a Mike. Ela só pressente aquilo que o espectador sabe desde o início: Can't take my eyes off you, título da fabulosa canção de Frankie Valli que - não há coincidências - escutamos duas vezes neste filme, ilustra o que ele sente pela namorada do melhor amigo.

 

f537cf8852ac25d132c002dd1f4684e4.jpg

 

Longo romance cinematográfico, rodado quase como se fosse um documentário, onde toda a carga emotiva nos é sugerida por olhares, gestos e perturbantes momentos de silêncio, O Caçador é um filme onde as linhas de diálogo são surpreendentemente ténues e a frase mais vezes pronunciada é «Are you OK?»

É um filme que começa com um casamento e termina com um funeral - duas faces do mesmo espelho. Mas é um filme que não nos fala de uma América crepuscular: fala-nos de uma América capaz de ressurgir com maior vigor de cada desaire da História, digam o que disserem os críticos acometidos de miopia.

Uma América que, para esse efeito, não necessita de heróis: necessita de gente comum. Gente como Linda, Axel, Angela, Steven, John, Stanley e Mike. Gente que trabalha e que se diverte e que bebe cerveja e que vai à caça e que reza e que chora e que ri e que canta God Bless America. Não como um louvor patrioteiro mas como um hino à vida. O que tem duplo valor para quem viu a morte de frente.

 

................................................................

 

O CAÇADOR (The Deer Hunter, 1978). Realizador: Michael Cimino. Principais intérpretes: Robert de Niro, John Cazale, John Savage, Meryl Streep, Christopher Walken, George Dzundza.

20 comentários

Comentar post