Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Convidado: A. PINHO CARDÃO

Pedro Correia, 04.08.10

 

Será o Ministério das Finanças um passivo?

 

Projectando quadros macroeconómicos normalmente delirantes, a servirem a propaganda do Governo e que, nunca se confirmando, conduziram a medidas de política erradas, o Ministério das Finanças tem constituído um dos maiores passivos da governação socialista. Basta consultar os cenários constantes dos Orçamentos de Estado dos últimos seis anos e a realidade para confirmar os desvios grosseiros e a desvergonha a que se chegou.

Através das suas funções mais específicas, mas também das de comando ou orientação decisiva e crescente em múltiplas áreas da actividade económica, esperar-se-ia que o M.F. colocasse a sua influência ao serviço da economia do país; lamentavelmente, tem-na colocado apenas ao serviço da deseconomia da Administração Pública. O que o M.F. tem vindo a fazer com muita competência, diga-se, é subordinar a economia real à economia do Estado.

Todos os anos o M.F. permitiu o aumento da despesa pública, em termos nominais, em termos reais e em termos de PIB, mesmo sabendo que era política errada, face aos principais parâmetros macroeconómicos. E tanto o sabia que sempre afirmava ter diminuído a despesa. Afirmação falsa, como os números oficiais demonstram.

Para cobrir parcialmente esse aumento, o M.F. aumentou os impostos ou a carga fiscal, em termos nominais, em termos reais e em termos de PIB.

E como esse aumento nunca foi suficiente, o M.F. teve que recorrer ao endividamento externo, que bateu todos os máximos históricos.

A carga fiscal portuguesa, em termos de paridade de poder de compra, é superior em 20% à dos países da EU.

Este verdadeiro confisco, a que se junta a dificuldade de financiamento da economia derivada do endividamento público retirou meios à actividade produtiva, impedindo o investimento e a laboração normal das empresas, impedindo o relançamento económico.

O M.F. sabia que essa política minava a economia e provocava estagnação, mas levou-a demagogicamente em frente, tanto por razões ideológicas como de propaganda. 

Também o M.F. se demitiu da sua função legislativa, de regulação e de tutela, não agindo sobre excessos de crédito ao consumo, nas suas variadas formas, tornando-se também responsável pelo fortíssimo endividamento bancário externo, estrangulador de uma normal actividade económica.

Actuou de forma eticamente reprovável, escondendo défices a todo o tempo e sobretudo antes das eleições, manipulou números, enganou os portugueses.

E se alguma medida correcta tomou, lamentavelmente foi-o apenas devido a forte imposição externa.   

Não tendo cumprido qualquer das suas funções mais nobres, a acção do M.F. quase que se limitou a assegurar os meios financeiros de suporte à actividade do Estado e da Administração Pública.

Condicionando a economia real aos interesses do Estado, o M.F. nem dinamizou a economia nem resolveu o problema das finanças públicas.

O M.F. limitou-se a ser um mero Director Financeiro do Estado, melhor, o tesoureiro do Estado, apenas preocupado com o seu papel de assegurar os meios financeiros à deseconomia da administração pública.

No resto, na contribuição para a economia real, que é o que verdadeiramente importa, o Ministério das Finanças teve papel negativo. Daí que, respondendo à pergunta do título, não tenha dificuldade em afirmar que o M.F. tem sido um verdadeiro passivo. Provas? Estão aí, evidentes.

 

A. Pinho Cardão

8 comentários

Comentar post