Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

A direita amiga de Sócrates

Pedro Correia, 05.07.10

 

A direita amiga de José Sócrates foi aquela que centrou a sua "oposição" ao Governo em ataques à personalidade e ao carácter do primeiro-ministro. Cometendo, com isso, dois erros simultâneos: facilitou a estratégia de vitimização, em que o chefe do Governo é perito, e confundiu o primeiro-ministro com o partido que o apoia, como se não houvesse mais PS para além de Sócrates.

Os resultados não tardaram a ficar à vista: Manuela Ferreira Leite, com o aplauso vibrante desta direitinha, ofereceu de bandeja ao Partido Socialista a vitória eleitoral nas legislativas de 27 de Setembro. A direita amiga de Sócrates, aquela que diz detestá-lo e depois faz tudo para que ele se perpetue no poder, ovacionou esta penosa caminhada do PSD para a derrota. Esta direita subscreveu as inumeráveis arengas sobre a "asfixia democrática" que desviavam as atenções dos portugueses do essencial - a crise económica - enquanto a líder social-democrata se desdobrava em elogios a Alberto João Jardim. Aplaudiu a exclusão de Pedro Passos Coelho das listas eleitorais enquanto acusava Sócrates de arrogância e autoritarismo, sem perceber que o comportamento da sua líder retirava qualquer autoridade moral a essas críticas. E centrou em Passos o seu ódio, com a mesma fúria vesga que usava nas inócuas invectivas ad hominem contra Sócrates, que sempre tiveram o condão de o tornar mais forte.

 

Nesses meses entre as legislativas e as primeiras sondagens que já apontam o PSD como claro vencedor e até à beira da maioria absoluta, a direita amiga de Sócrates investiu contra Passos Coelho na blogosfera. Houve quem lhe chamasse "boneco de Madame Tussaud", quem garantisse que não era mais do que "uma espécie de Sócrates". Houve mesmo quem, em tom quase épico, confessasse sentir mais respeito pelo ditador norte-coreano do que pelo novo líder social-democrata, eleito por 61% das bases do partido.

A mesma direitinha agora em silêncio perante as sondagens que avaliam positivamente Passos Coelho e antecipam uma vitória eleitoral do PSD. Entre Sócrates e Passos, esta direita prefere Sócrates. Os socialistas contarão com ela para novas investidas contra o lider laranja, tão cheias de bom senso e de bom gosto como as que ficaram para trás.

15 comentários

Comentar post