Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Delito de Opinião

Atrás???

João Carvalho, 13.02.09

Ainda a promover a moção que vai levar ao congresso, José Sócrates voltou hoje a defender o casamento entre homossexuais e lembrou que Portugal ainda os discriminava «há umas décadas atrás». Redundante: apesar de ter-se tornado vulgar, dizer 'há décadas atrás' ou 'há uma semana atrás' é tão certo como dizer 'subir para cima' ou 'descer para baixo'.

Por acaso, Sócrates faz parte dos que cometem essa falta vezes sem conta. Ora, se há momentos infelizes, um deles é seguramente falar de homossexuais e acrescentar 'atrás'. Não há necessidade...

4 comentários

  • Imagem de perfil

    João Carvalho 14.02.2009

    Caro João André, não lhe chamei erro. 'Subir para cima' também não é um erro. Trata-se de redundâncias. 'Há poucas horas' é sempre atrás. Se tirar o 'há', então será correcto dizer 'poucas horas atrás'. Estamos entendidos? Tratar a nossa língua com rigor nunca é um excesso.
  • Sem imagem de perfil

    João André 15.02.2009

    Certo, o erro (de leitura) foi então meu. Mas continuo a entender que não é problemático. Há tantos erros bem piores. Um dos que me enerva é "tenho um amigo meu".
  • Imagem de perfil

    João Carvalho 15.02.2009

    Claro, há sempre erros piores. Curioso é que 'vou subir para cima' desperta um sorriso e 'há momentos atrás' considera-se tolerável. 'Tenho um amigo meu' que também pensa assim...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.