Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Em política o que parece é

por Pedro Correia, em 15.01.10

 

O Presidente da República decidiu atribuir a Pedro Santana Lopes, totalmente fora de contexto e de propósito, uma das mais altas condecorações nacionais: a Grã-Cruz da Ordem de Cristo. Um gesto nada inocente no momento em que Santana volta a agitar-se com a sua proposta de um congresso extraordinário para o qual já conseguiu reunir assinaturas e no próprio dia em que se anuncia o seu regresso ao "comentário político", tendo desta vez a TVI como tribuna.

Confirma-se assim que Cavaco Silva não consegue permanecer à margem das questiúnculas internas no seu partido de sempre, usando os poderes presidenciais para intervir na vida interna dos sociais-democratas em plena fase de lançamento de candidaturas à liderança. Santana será condecorado por "destacados serviços prestados ao País", entendeu Cavaco. Agora e só agora. Esquecido porventura de um certo artigo sobre a má moeda que expulsa a boa moeda que tanto contribuiu para derrubar o primeiro-ministro Santana Lopes em Dezembro de 2004.

Os portugueses ficarão legitimamente a interrogar-se se o Presidente não estará a confundir o PSD com o País.

É natural que se interroguem. Em política o que parece é.

Autoria e outros dados (tags, etc)


198 comentários

Sem imagem de perfil

De M.Coelho a 15.01.2010 às 13:35

ConfuSionismo no seu mais alto grau .
Mas Belém lá sabe...
Sem imagem de perfil

De maria a 15.01.2010 às 17:15

é a condecoração mais sem sentido alguma vez atribuída. Espero que este presidente não volte a ser eleito e que os portugueses não tenham fraca memória. É o pior presidente desde o 25 de Abril
Sem imagem de perfil

De Alexandre a 15.01.2010 às 18:47

Realmente a dissolvencia do Governo do Dr Santana Lopes teve imenso sentido, eu não sou fã do Advogado mas há coisas insustentáveis e o Dr Sampaio é uma delas, ainda bem que tal personagem se afastou da cena politica portuguesa. Ah e não invoce o 25 de Abril em vão
Sem imagem de perfil

De M.Coelho a 15.01.2010 às 19:21

Maria,
E tudo isto depois da moeda boa e da moeda má...
Imagem de perfil

De maiacardoso a 15.01.2010 às 19:33

realmente é de lamentar tal condecoração. à outras prioridades no País
Sem imagem de perfil

De josefina a 15.01.2010 às 22:49

à é com h Há outras prioridades ...
Sem imagem de perfil

De DB a 15.01.2010 às 23:02

LOL LOL
Á E HÁ.
Sem imagem de perfil

De Fernando a 16.01.2010 às 00:03

Há outras prioridades sim ! O primeiro ministro Sócrates também parece ter-se esquecido disso mas alguns portugueses apenas vêm "defeitos" no Presidente ...
Sem imagem de perfil

De luis felix a 17.01.2010 às 00:43

Sr. Fernando mas os defeitos do Presidente não são os defeitos do 1º. Se o sr . acha que o sr . Santana tem direito a uma condecoração é porque tambem acalenta a esperança de um ano destes também lhe ser atribuida alguma. Se calhar até merece. digo eu.
Sem imagem de perfil

De Mario Coelho a 15.01.2010 às 19:46

Esta condecoração sem pés nem cabeça, serve para os Portugueses saberem de uma vez por todas que se equivocaram na eleição de Cavaco Silva para PR. pessoalmente, acho revoltante por não merecimento a atribuição desta medalha.
Sem imagem de perfil

De lili a 15.01.2010 às 14:00

Não acredito! Isso é de uma indignidade que brada aos céus.
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 15.01.2010 às 14:25

Cada um com a sua opinião. Cavaco terá sido pior que Jorge Sampaio?
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2010 às 17:11

SEM DUVIDA
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 15.01.2010 às 19:28

Continuo a dizer, cada um com a sua opinião e a minha é a de que Jorge Sampaio, foi muito pior do que está ser Cavaco. Muito pior!
Sem imagem de perfil

De JMRG a 15.01.2010 às 19:31

Não me consta que o Sr. Dr. Jorge Sampaio tenha condecorado alguém a destempo. Sua Exa. o Sr. Presidente da República (SESPR ) em exercício "não terá sido pior que Jorge Sampaio?". Não sei! Ainda não acabou o mandato, mas já está a sê-lo.
Acho que, algumas actuações de SESPR, talvez por estar mal aconselhado, na minha opinião, que vale o que vale, não tem sido as mais correctas. Esta é flagrantemente uma delas. Há muitos portugueses vivos e ilustres à frente do Sr. Dr. Santana Lopes SDSL ) para serem condecorados por "destacados serviços prestados ao País". Por muita consideração que tenha pelo SDSL acho a atitude de SESPR um erro crasso de utilização das condecorações nacionais. As condecorações são um prémio, não uma banalidade. Para além do mais, não são pertença de SESPR mas sim da Nação. Por essa razão, devem ser usadas com parcimónia e não de forma indiscriminada e sem nexo.
Sem imagem de perfil

De zeparafuso a 15.01.2010 às 21:23

Provavelmente por não ter dissolvido a AR, como o Dr. Jorge Sampaio. Também me saiu do bolso. Todos os PRs têm dado polémica, de estranhar seria se este também não desse, fosse porque motivo fosse. Agradar a Gregos e Troianos ?
Sem imagem de perfil

De JMRG a 13.02.2010 às 23:04

E porque haveria de dissolver a A. R.? Porventura tivemos, no passado Governo, algum governante que não sabia o nome do Ministério que iria assumir? Ou algum atraso na cerimónia de tomada de posse originada pelo P. M.? Tudo o que aconteceu na tomada de posse seria desculpável, não fosse o desnorte levado para os gabinetes. Isso sim, saiu-nos do bolso. O anterior Governo pode ter cometido alguns erros. Sem dúvida. Do que não podem acusá-lo é de não ter governado. Em muitos aspectos governou e bem. Mas, estou a fugir à questão. SE o SPR cometeu um grave erro ao condecorar o Sr. Dr. Santana Lopes. Não vejo nada de relevante na sua actuação enquanto político para que a condecoração fosse merecida. É uma figura que me é simpática. Se foi por essa razão, então vamos ter uns milhões de condecorações a conceder em próximas ocasiões. Como SE o SPR, com certeza, não conhece todas as pessoas simpáticas deste País, elas vão ter de lhe escrever a fim de poderem ser condecoradas.
Em resumo, dê-me uma boa razão para o SDSL ter sido condecorado e eu calo-me. Até lá, continuo a pensar que SE o SPR cometeu um erro, no meio de alguns outros.
Sem imagem de perfil

De tric a 15.01.2010 às 14:46

"Grã-Cruz da Ordem de Cristo"

merece !! Se o jornalistas não concordam com a ideia, então é evidente que merece...
Sem imagem de perfil

De JMRG a 15.01.2010 às 20:00

Opinião curiosa. Se os Srs. jornalistas concordarem com seja o que for, o Sr. discorda. Obviamente, a inversa também é verdadeira. Isto é, se os Srs. jornalistas não concordarem com algo, o Sr. concordará. Posso, pois, chamar à "sua opinião" uma não opinião, ou, se preferir, uma opinião dependente. Se ... não, eu concordo. Se ... sim, eu discordo. Um abraço e bom fim de semana.
Imagem de perfil

De Carlos Barbosa de Oliveira a 15.01.2010 às 14:54

Cavaco já perdeu a vergonha há muito tempo. espanto-me é como ainda há quem o leve a sério.
Sem imagem de perfil

De M.Gonçalves a 15.01.2010 às 15:13

Ainda cheguei a ver em Cavaco um homem de valores, mas de facto desiludiu-me ao ver que afinal também valoriza a mediocridade. Que capacidade vê em Santana Lopes e que é que ele fez pelo país para agora receber esta condecoração. Será para lhe limpar as manchas ou para o promover de novo? Não haverá outras personalidade para nomear?
Sem imagem de perfil

De Américo Sousa a 15.01.2010 às 15:13

15/01/10

Eu só não percebo é como é que o dignissimo Sr. Carlos Barbosa de Oliveira aparece como AUTOR e também emite COMENTÁRIOS!!!!

É o fazer, baptizar, fazer a festa, atirar os foguetes e apanhar as canas... Lol

Antes de emitir um Comentário devia explicar em que qualidade o faz.

Obrigado
Américo Sousa
Imagem de perfil

De Ana Margarida Craveiro a 15.01.2010 às 15:54

eu respondo-lhe, não se preocupe. o autor deste post é o pedro correia. o carlos barbosa de oliveira comentou um post do pedro, o que é absolutamente normal neste blogue. sabe, nós aqui dialogamos uns com os outros, é uma coisa que nos dá um certo gosto. de facto, gostamos mesmo de festa.

sempre às ordens,
AMC (autora e comentadora)
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 15.01.2010 às 17:34

Boa, Ana. Eu ia dizer mais ou menos o mesmo.
AV (autora, comentadora e comentadora de comentadores)
Imagem de perfil

De Carlos Barbosa de Oliveira a 15.01.2010 às 16:03

Ó meu caro sr. Américo! Não me diga que é a primeira vez que visita o DO... Só pode, caso contrário já saberia que nesta casa os AUTORES também comentam. E, (oh surpresa!)como creio acontecer em todos os blogs(Ah! mais surpresa...) fazem-no exactamente na caixa de comentários dos posts, como qualquer leitor.
Bom fds e volte logo. Pode ser que se surpreenda mais vezes.
Imagem de perfil

De Pedro Correia a 16.01.2010 às 00:23

Só agora chego ao blogue, após um longo dia de trabalho, e verifico a afirmação de espanto deste nosso leitor, que nunca tinha percebido que os autores de um blogue também o comentam. Há leitores muito distraídos. Aqui no DELITO essa é mesmo uma marca muito própria: comentamo-nos quando queremos e como queremos. De resto as nossas Anas já disseram tudo. E muito bem.
Sem imagem de perfil

De mdsol a 15.01.2010 às 15:03

Cada vez acho mais que os meus amigos médicos têm razão. A coisas não estão nada bem e o mal é fundo.
Desgraçado país este.

Que o voltem a colocar lá....

:)
Imagem de perfil

De ariel a 15.01.2010 às 18:22

Maria do Sol, deixe-me aninhar à sombra do seu comentário. Ando com alguma falta de paciência e de disposição para tanta fantochada, assim fico-me por aqui que fico muito bem. Balé?

:))
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 15.01.2010 às 15:06

Não compreendo a animosidade militante contra e exclusivamente a pessoa de Pedro Santana Lopes. Ainda não vi, nem li, um comentário (UM COMENTÁRIO) favorável a esta figura por parte dos destes comentadores. Vale. Batei-lhe com tudo quanto quiserdes mas, caramba, para vós este homem nada terá de bom? Será que o conheceis assim tão bem?
Magarefe
Imagem de perfil

De Ana Vidal a 15.01.2010 às 17:40

Pois vai ler um agora: nada tenho contra Santana Lopes e até aplaudo alguns aspectos da sua actuação na Câmara de Lisboa e na Secretaria de Estado da Cultura. Mas daí a achar que ele mereça uma distinção desta monta, ainda para mais completamente deslocada no tempo, vai uma enorme distância.
Imagem de perfil

De w4apz7v a 18.01.2010 às 13:10

Tem toda a razão! Eu, por vezes, também penso não compreender, mas, depois, fazendo um ligeiro exercício
de matemática...basta uma regra de 3 simples...e está achado o busílis da questão: Tudo não passa-ou a maior parte- de um exagerado facciosismo "clubístico", leia-se,
partidarite aguda! É sempre, ou quase, o eterno mal de se afirmarem coisas que se desconhecem. A Comenda da Ordem Militar de Cristo, é, por definição, uma recompensado Estado, a pessoas que exercera cargos de relevo na vida publica: Governo, diplomacia, Magistratura, Miilitares e Outras figuras de proeminente relevo-Não é exclusivo de ninguém, e cabe ao PR, por iproposta do Conselho das Ordens, fazer, ou não, essa atribuição. Só isso!
Sem imagem de perfil

De Rabbit a 15.01.2010 às 15:07

Eu nem acredito... espero que o PR desminta esta notícia. Eu já quase tenho vergonha de ser Portug..., com as ultimas asneiras a que tenho assistido. Esta francamente era impensável
Sem imagem de perfil

De A. Cardoso a 15.01.2010 às 15:13

Não compreendo o porquê da Condecoração, pois afinal o que fez o P.S.L. para merecer tal? Tudo leva a crêr que o Presidente da Republica, mais uma vez quer "mexer os cordeis" á sua vontade, interferindo duma maneira sorrateira nos interesses do PSD e daí também do futuro de Portugal.
Sem imagem de perfil

De Ai da vida... a 15.01.2010 às 17:26

Pelo menos PSL não tem uma Cova da Beira, nem uma Licenciatura concluida ao Domingo, nem um Freeport...e também não tem uma grande casa em Lisboa comprada por tuta e meia...enfim, parece que não tem muita "leca" como o outro! Mas parece que é deste que o meu povo gosta....devem ser iguais!!!
Sem imagem de perfil

De Artur a 15.01.2010 às 18:19

Isso é bem verdade, e se este PR fosse tão "bom" como o Exmo Sr Ex Presidente Jorge S, à mto que este governo tinha ido por água abaixo... O Santana L foi embora por muito menos e o resultado está á vista.
Sem imagem de perfil

De ceumaria a 15.01.2010 às 19:00

Jorge Sampaio abriu caminho à derrocada de Portugal, mas em boa verdade o povo aceita tudo o que o PS faz, mesmo reconhecendo que está a enterrar Portugal. Esperem para crer. Quando faltar a cheta ao fim do mês ou quando cortarem no 13º e subsídio de Natal, depois veremos a vossa garganta afinada, TALVEZ abram os olhos, mas já é tarde

Comentar post


Pág. 1/13





Links

Blogue da Semana

  •  
  • Afinidades

  •  
  • Lá fora cá dentro

  •  
  • Mais ligações

  •  
  • Informações úteis


    Arquivo

    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2016
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2015
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2014
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2013
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2012
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2011
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2010
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2009
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D